segunda-feira, 2 de abril de 2007

Instrumentos do séc. XIX

Vocês sabiam que vários outros instrumentos são do séc. XIX. Pois é, não foi só o sax que nasceu nesse século.
Ainda vai uma lista bem interessante:

O Bandolin - Tá, você não sabe o que é um bandolin, certo?! Realmente não é um intrumento muito atual. Apesar desse instrumento ter sido criado no séc. XIX e, como a professora de história fala: "Somos seres do séc XIX", mas a verdade é que ele foi bem esquecido. Temos a idéia que o bandolin só se enquadra naqueles filmes antigos, mas ele não é velho não. Afinal, é "quase" do nosso século :)




O Bombardino - Esse foi bem interessante de pesquisar. Quando ví nem acreditei. O Bombardino foi criado por Adolph Sax em 1848. Até agora não entento como alguém tão genial foi acabar falido?! Realmente esse mundo é muito injusto, mas...



Ah! Ele também é conhecido como Eufónio. Sinceramente eu nunca tinha uvido esse segundo nome e achei bem cômico.


A Flauta Transaversal - Também surgiu no séc. XIX originada da flauta doce.
Vou parar nesses três, mas sei que foram criados muitos outros, principalmente os de metais. Os de corda são mais antigos. Já os de metal exigiam mais técnicas, acho até que a industrialização e a mecanização, que surgiu com ela, deu uma força no aprimoramento e criação desses instrumentos, mas isso é só uma suposição minha.
Eu peguei essas informações em alguns sites, mas os mais importantes são:

Prometo continuar a lista mais tarde.
bjin


Nenhum comentário:

Era uma vez o sax...

O sax foi criado no séc XIX. Justamente o séc. que estou estudando lá na escola (CMPA). Foi um cara, que eu queria ter conhecido muito, que o criou, seu nome era Antoine Joseph Sax, mais conhecido como Adolph Sax, ele era da Bégica. Seu pai se chamava Charles Joseph Sax e era uma carpinteiro que construiu uma fábrica para instrumentos de sopro de madeira e instrumetos de metal. Como "filho de peixe, peixinho é", Adolph também era um gênio criativo e cheio de técnica, como seu pai. Mas Adolph não se contentou com tão pouco e começou sua educação musical na Royal School of Singing (Bruxelas), um lugar muito longe para mim, tipo seria um sonho ter estudado com essa classe. Lá ele aprendeu flauta e clarinete. Foi por volta de 1840, que baseado numa mistura de clarinete, tuba e fagote, nasceu o primeiro sax, um sax-baixo, que posteriormente veio a originar toda a família, principalmente o Sax-alto, meu bebê. O sax só foi exibido em 1844 na "Paris Industrial Exibicion". Isso é só uma amostrinha da história do melhor instrumento do mundo. Esses dados foram tirados de vários lugares, porque eu li muito antes de começar a tocar sax, mas são muito verídicos, podem crer. Tenho mais muitas curiosidades e dicas, até algumas partituras. Vou colocando aos poucos. FaLô.