segunda-feira, 2 de abril de 2007

Os Gênios de Ontem e os Gênios de Hoje

Saxofonistas existem aos montes, mas os gênios musicais são poucos.
Fico perdida em meus pensamentos ao imaginar que um, ou mais, dos meus colegas, que convivem comigo na banda, na sala de aula, ou dando umas voltas por ai, podem um dia se tornarem um desses gênios. E penso que é isso o que os amigos de Adolph Sax, Kenny G. e Ivan M. devem ter pensado.Esses três são os melhores saxofonistas que o mundo já teve o prazer de ter. Vamos aos porquês.

Adolph Sax é meu saxofonista numero 1. Isso é meio óbvio! Ele é o culpado de tudo. Sem contar que a história de vida dele é linda, apesar de triste. Ele não é apenas um exemplo musical, mas é um exemplo de vida!










Em relação a Qualidade musical o Ivan Mayer supera qualquer um, ele pode não ser tão conhecido como o Kenny G., mas sua técnica, a vastidão de instrumentos que ele sabe manejar, ritmo e criatividade na criação de música e acordes são dez!!! Ele realmete é fera. Aproveito para abrir uns( ) e divulgar o site dele http://www.explicasax.com.br/html/main.html, vale a pena conferir!




Por fim, o Kenny G. Acredito que ele seja o mais popular saxofonista. É falar em saxofone que logo vem na mente "Kenny G." Suas músicas são bem legais, e suas escalinhas um sucesso. Prefiro quando ele toca sax alto, mas pelo jeito ele gosta mesmo do soprano.



Bem gente é isso aí... sabe o que eu percebi, todos os três tem os cabelos grandes, e os dois últimos possuem cabelos cacheados. Poxa, que coincidência! Espero que esses cabelos sejam na verdade um mistério que só os melhores saxofonistas conhecem, afinal meu cabelo é cacheado, quem sabe assim eu melhoro! Nunca mais faço escova ou chapinha.
http://www.saxgourmet.com/adolph-sax.html

Um comentário:

henderson disse...

Coitada,
Você não sabe o que diz!
Já ouviu falar em Ademir Junior? Marcelo Martins? Joshua Redman?
Bob Berg? Bob Mintez?
Vou parar por aqui, se não vai faltar espaço para citar nome de saxofonistas melhores que o Kenny G e Ivan Meyer.

Era uma vez o sax...

O sax foi criado no séc XIX. Justamente o séc. que estou estudando lá na escola (CMPA). Foi um cara, que eu queria ter conhecido muito, que o criou, seu nome era Antoine Joseph Sax, mais conhecido como Adolph Sax, ele era da Bégica. Seu pai se chamava Charles Joseph Sax e era uma carpinteiro que construiu uma fábrica para instrumentos de sopro de madeira e instrumetos de metal. Como "filho de peixe, peixinho é", Adolph também era um gênio criativo e cheio de técnica, como seu pai. Mas Adolph não se contentou com tão pouco e começou sua educação musical na Royal School of Singing (Bruxelas), um lugar muito longe para mim, tipo seria um sonho ter estudado com essa classe. Lá ele aprendeu flauta e clarinete. Foi por volta de 1840, que baseado numa mistura de clarinete, tuba e fagote, nasceu o primeiro sax, um sax-baixo, que posteriormente veio a originar toda a família, principalmente o Sax-alto, meu bebê. O sax só foi exibido em 1844 na "Paris Industrial Exibicion". Isso é só uma amostrinha da história do melhor instrumento do mundo. Esses dados foram tirados de vários lugares, porque eu li muito antes de começar a tocar sax, mas são muito verídicos, podem crer. Tenho mais muitas curiosidades e dicas, até algumas partituras. Vou colocando aos poucos. FaLô.